Por que razão deve saber mais sobre a impressão programática
Personalizável, mensurável e quase instantânea
O poder da personalização
Os rumores do desaparecimento da impressão no setor do marketing digital têm sido exagerados. A realidade é que as mesmas inovações programáticas que ajudaram a moldar a publicidade e o marketing digital estão agora a deixar a sua marca na impressão.
Graças aos progressos registados na tecnologia de impressão digital nos fluxos de trabalho de produção automatizada e web-to-print, o marketing em tempo real já não está limitado a ferramentas online, como anúncios pop-up, banners e e-mails. Para os profissionais de marketing, isto significa que tudo o que pode ser personalizado online pode agora ser igualmente personalizado em documentos impressos. É aquilo a que os inovadores do setor da impressão chamam de "impressão programática".
Com uma solução de impressão programática integrada, os dados digitais podem ser utilizados para produzir comunicações de marketing impressas em tempo real, desde a criação até à distribuição, num prazo de 24 horas.
O impacto da impressão programática é potencialmente enorme, pois abre inúmeras oportunidades para que os profissionais de marketing e os fornecedores de serviços de impressão (PSP) colaborem em campanhas multicanal que combinam todas as vantagens da impressão e da digitalização, nomeadamente a capacidade de fazer chegar aos consumidores conteúdo personalizado e adaptado precisamente ao seu perfil de forma instantânea.
O melhor dos dois mundos
Embora o conceito por trás da impressão programática seja fascinante, existe um debate ainda maior sobre como esta deve ser posta em prática. Poderão os profissionais de marketing combinar a capacidade do digital de chegar pessoalmente aos consumidores, através de mensagens direcionadas, e a capacidade da impressão de estimular a interação do consumidor com essas mesmas mensagens a um nível emocional mais profundo?
A resposta acaba por oferecer o melhor dos dois mundos, isto é, uma campanha de impressão de marketing direto combinada com o digital em tempo real, ou o mais próximo possível do tempo real. Tudo isto é agora possível graças à extensão da abordagem programática utilizada na compra de espaço publicitário à publicidade endereçada (DM) e à impressão.
Como definido pelo State of Digital, a compra de espaço publicitário programático "permite ao "proprietário/marca" personalizar uma mensagem criativa para a pessoa certa, no momento certo, no contexto certo, utilizando o conhecimento do público a partir da marca sobre o tipo de público que querem alcançar".
Ao adotar esta abordagem, os profissionais de marketing estão em posição de oferecer mais precisão e personalização nas suas mensagens e anúncios publicitários, resultando em campanhas direcionadas mais eficientes.
"A correspondência programática combina canais físicos e online de uma forma que é suscetível de melhorar significativamente o retorno sobre o investimento."
– Mark Cripps, The Economist Group
Um bom exemplo disso é a correspondência programática, um conceito promovido pelo Royal Mail no Reino Unido que podemos resumir como uma comunicação adaptada, desencadeada e individual com um cliente.
A melhor maneira de explicar a correspondência programática é através de um cenário hipotético passo a passo. Um cliente que já tenha dado permissões de contacto visita uma página Web e interage com o Website; a ação desencadeia uma resposta imediata e direcionada de correspondência programática, com base no comportamento de pesquisa; por conseguinte, uma comunicação pré-concebida e personalizada chega à porta do cliente num período de 48 horas.
A correspondência programática combina o impacto tangível e emocional da correspondência e as possibilidades das mensagens personalizadas do digital. Como explicou Mark Cripps (Chief Marketing Officer do The Economist Group), "a correspondência programática é um desenvolvimento novo e entusiasmante. Permite que o digital e a publicidade endereçada trabalhem perfeitamente em conjunto, combinando canais físicos e online de uma forma que é suscetível de melhorar significativamente o retorno sobre o investimento".
Impressão digital: tornamos a impressão programática possível
A impressão programática não seria possível sem as soluções de impressão digital mais recentes e fluxos de trabalho de produção automatizados sofisticados, que tornam prazos de entrega extremamente curtos para criação, produção e distribuição possíveis. A criação de ficheiros de impressão é baseada em software, utilizando dados variáveis atualizados, e a produção de impressão é digital e automatizada.
A impressão direcionada e individual de alta qualidade torna-se agora eficiente em termos de custos para campanhas de grande e pequena dimensão. Tudo isto torna a impressão digital uma solução extremamente apelativa para os profissionais de marketing interessados em dar uma nova dinâmica às suas campanhas e um investimento altamente lucrativo para os fornecedores de serviços de impressão que pretendem alargar a sua oferta de impressão de publicidade endereçada.
Em última análise, a impressão programática vem refutar a ideia de que a impressão está destinada a ser suplantada pelo digital no marketing direto. Com uma entrega em 24 horas de materiais direcionados de publicidade endereçada de alta qualidade, a impressão programática prova que a criação de campanhas orientadas por dados que combinam o melhor dos mundos físico e digital é possível.
Utilizando soluções de impressão digital, os profissionais de marketing podem acrescentar o importante apelo emocional às suas propostas direcionadas, sabendo que os clientes apreciam e valorizam a comunicação física tanto, ou mais, que a interação online.
A impressão não só continua viva como, se utilizada de forma estratégica, pode dar vida ao marketing digital.

Escrito por Tino Wägelein
Gestor de Desenvolvimento Empresarial, Canon Europe

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